quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Dona Rebeca: A Professora Maravilhosa

No dia de Finados retornei a minha terra natal, fui visitar o tumulo de meu finado pai. Enquanto caminhava pelo cemitério reencontrei o meu grande amigo Francisco.
Quando eu era criança Francisco morava no sítio vizinho onde meu pai trabalhava. Este menino para ir à escola que ficava em uma fazenda caminhava dez quilômetros todos os dias. Vários meninos o chamavam de vagabundo, porque em vez de ir a roça trabalhar dirigia-se à escola estudar. Nos finais de semana em vez dele brincar e divertir-se ficava no seu quarto estudando.
Francisco gostava de estudar e não importava-se com as palavras dos outros. Ele fez o curso de direito, tornou-se advogado, casou-se e tinha três filhos. Enquanto conversávamos meu amigo parabenizou-me, porque estou estudando no curso de alfabetização de adultos.
Emocionado Francisco contou que estávamos diante do tumulo de sua finada professora Rebeca. Esta mulher deu aula no primário, mas nunca teve uma professora maravilhosa como dona Rebeca. Naquela época esta professora morava na cidade. Todos os dias ela vinha para o campo em uma charrete puxada por um burro alfabetizar as crianças. A escola da fazenda ficava há uns quinze quilômetros da cidade. Dona Rebeca falava que valia pena esforçar-se para ensinar as crianças que moravam em sítios e fazendas a ler e escrever, pois quando elas ficassem adultas por causa dos seus estudos teriam uma vida melhor do que os seus pais.
Meu amigo entregou-me um pedaço de papel que estava escrito uma poesia cuja autora era a finada professora Rebeca. Comovida comecei a ler esta poesia:
NO DOMINGO FUI AO ASILO VISITAR O MEU AMIGO JOÃO.
LOGO QUE CHEGUEI NESTE LUGAR VI O SOFRIMENTO DE VÁRIOS IDOSOS.
DONA MARIA CHORANDO FALOU QUE JÁ FAZIA MAIS DE SEIS MESES QUE NÃO VIA A SUA FILHA.
O MEU CORAÇÃO PARTIU QUANDO VI O SENHOR JOSÉ,
ELE TEVE DERRAME, O LADO ESQUERDO DO SEU CORPO FICOU PARALISADO.
E FICA ÀS 24 HORAS DO DIA EM REPOUSO NA CAMA.
JÁ FAZIA QUASE UM ANO QUE  O SEU FILHO NÃO O VISITA.
EU SENTI VONTADE DE CHORAR E PERGUNTAVA-ME COMO É QUE CERTAS PESSOAS PODEM ABANDONAR OS SEUS FAMILIARES SÓ PORQUE FICARAM VELHOS?
DEVEMOS AMAR E RESPEITAR AS PESSOAS, PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS E IDOSOS.
PARA SERMOS FELIZES NESTA VIDA!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário