segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Capitulo 4 - O Professor Esforçado

Todos gostaram deste conto, pois refere-se a vários problemas na escola. O professor Mauro falou que os meios de comunicações divulgam como o bullying esta prejudicando a educação dos alunos. Observou isto em dois rapazes, decidiu ajudá-los, contou o fato aos amigos.
As pessoas da escola sempre elogiavam o Mauro, comentavam que as suas aulas de química eram excelentes.  Há cinco anos ele sofreu um acidente com a moto, devido à fratura na coluna ficou paraplégico. Teve apoio da família, como trabalhava no laboratório de uma importante multinacional foi afastado do serviço. Depois da difícil adaptação a deficiência física fez um curso de especialização, começou a dar aulas na escola.
Sendo observador, enquanto lecionava avaliava o desempenho dos alunos. Na escola dava aulas para duas classes do primeiro ano e uma do segundo ano do ensino médio. Ele observou que o aluno Henrique do primeiro ano e Reginaldo do segundo ano viviam isolados nos horários dos intervalos, entradas e saídas do colégio. No mês passado a escola fez uma gincana com os alunos, notou que o Henrique e Reginaldo estavam tristes. Então pediu para a supervisora chamá-los para conversarem na sala dos professores. Animado perguntou porque estavam entristecidos, se tinham algum problema poderia ajudá-los.
Henrique contou que estava chateado, pois teve uma desilusão amorosa. Ele estava apaixonado por Luana, aquela moça era linda. No sábado a tarde foi corajoso, enquanto caminhava na rua aproximou-se dela e falou:
- Luana mais do que o brilho do sol e da lua o universo para mim é você.
- Querido eu também estou apaixonada por você, falou Luana.
Os dois se abraçaram e beijaram-se. Contente a moça comentou que faria quinze anos no domingo. Ele a parabenizou, Luana pediu para ajudá-la a decorar o salão que faria a festa do seu aniversário no próximo dia. Animado o rapaz ajudou a lavar o salão, mesas, cadeiras. Quando anoiteceu o salão já estava decorado, a moça falou que estava cansada, voltaria a sua casa. Henrique pediu se poderia vir nesta festa para ser apresentado como seu namorado aos parentes e amigos. Rindo ela comentou que nunca poderia se comprometer com um cara pobre e feio como ele.
Reginaldo desiludido contou que Cecília foi o primeiro amor de sua vida. Depois de cinco anos decidiu fazer sua declaração amorosa. Como estavam no shopping center aproximou-se dela e falou:
- Mina gostu tanto do ce! Vê se liga!
- Querido até que enfim você de declarou para mim! Falou Cecília.
Eles se abraçaram e beijaram-se. Enquanto estavam se beijando Carlos irmão caçula de Cecília chegou perto deles e apertou a vuvuzela. Eles ficaram assustados com o barulho, irritado Reginaldo falou:
- Moleque tonto!
- Cecília vou contar para o papai que você esta beijando o nosso vizinho chato. Falou Carlos.
- Por favor, não conte nada ao papai, senão vou ficar de castigo. Eu apostei com minhas amigas que daria uns beijos no Regi, assim vou ganhar os ingressos para ir ao show da famosa dupla sertaneja, falou Cecília.
Desanimado o rapaz discutiu com a moça, pois ela brincou com os seus sentimentos. Sorrindo Mauro comentou que eles tiveram as suas primeiras desilusões amorosas, mas encontrarão os verdadeiros amores de suas vidas. Pois já teve uma desilusão pior do que a deles. Então contou que antes de ficar paraplégico era feliz, pois trabalhava no laboratório de uma empresa multinacional, era noivo de Natalia, uma bela mulher. Naquele dia teve problemas no serviço, precisou trabalhar até mais tarde. A noite combinou jantar com a noiva e alguns amigos no restaurante. Chegando a casa tomou banho, vestiu roupas bonitas, montou na moto, dirigiu-se ao encontro. Infelizmente um motorista de automóvel não respeitou a preferencial, bateu na sua moto.
Ele ficou gravemente ferido, mas teve bom atendimento médico e apoio da família. Como fraturou a coluna ficou paraplégico. Neste momento difícil o comportamento de Natalia ficou estranho. Como pretendiam casar-se daqui a alguns meses permaneceu internado no hospital durante tinta dias. Passadas duas semanas foram passear na praça. Chateada ela comentou que deveriam terminar o noivado, pois não o amava mais. Desiludido percebeu que os seus sonhos foram destruídos. Sentiu raiva, manteve-se firme, terminou o relacionamento com esta mulher e desejou felicidades. Depois que ela foi embora chorou bastante.
Entristecido não tinha mais vontade de viver, seus familiares tentavam alegrá-lo. No domingo a tarde dirigiu-se a praça sozinho. Enquanto lembrava-se dos momentos felizes começou chorar. Aproximou-se de dele uma moça morena e perguntou se poderia ajudá-lo. Ele tentou disfarçar, ela apresentou-se dizendo ser a filha de uma falecida empregada domestica que trabalhou na casa dos seus pais. Sorrindo reconheceu a pequena Débora, pois tornou-se uma moça bonita. A mãe dela faleceu há oito anos, apesar do sofrimento a vida continuava, com esforço fez curso superior. Há um ano Débora formou-se professora de história, dava aulas em duas escolas.
Os dois tornaram-se amigos, em pouco tempo viveram uma grande paixão. Este amor lhe deu forçar para alegrar-se por estar vivo, precisou adaptar-se as condições de ser paraplégico, Foi às fisioterapias, desejava voltar a trabalhar. Débora aconselhou-o a fazer um curso de especialização para tornar-se professor. Como gostou desta ideia mandou fazer adaptações no seu automóvel para poder dirigir. Passados dez meses casou-se com Débora, o casal tinha um filho de três anos, ele gostava de lecionar química na escola.
Henrique e Reginaldo ficaram comovidos, parabenizaram-no pelo seu esforço em lecionar mesmo sendo paraplégico. Sorrindo aconselhou os rapazes a aproveitarem todos os minutos da vida, fazerem amizade com os colegas do colégio. Seria interessante participarem da gincana, quem sabe poderiam arrumar novas paqueras. Animados se dirigiram a quadra de basquete da escola.
A partir deste dia Henrique e Reginaldo se tornaram amigos do professor, fizeram novas amizades na escola, melhoraram os seus desempenhos nos estudos. Gilberto, Lidia, Vilma e Carolina ficaram emocionados com esta boa ação do Mauro, o parabenizaram por ser amigo dos alunos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário