segunda-feira, 8 de agosto de 2016

O Conselho

No dia 23 de fevereiro fui fazer compras no supermercado. Enquanto olhava as mercadorias de longe vi a minha amiga dona Vitória. Devagar aproximei-me desta mulher, quando cheguei perto dela notei que lágrimas saíam dos seus olhos. Então a cumprimentei, esta senhora ficou feliz quando me viu. Depois que conversamos um pouco perguntei porque ela estava chorando.
- Eu consegui aposentar-me, respondeu dona Vitória.
Contente a abracei e falei:
- Meus parabéns agora a senhora não precisará mais trabalhar como faxineira.
- O meu filho e a minha nora discutiram hoje, rindo ela falou que sou uma velha inútil, pois não sirvo para nada nesta vida, falou entristecida dona Vitória.
- A sua nora é mal educada por ficar humilhando à senhora, falei brava.
Desanimada dona Vitória falou:
- Como já tenho 60 anos o que vou fazer nesta vida além de esperara morte.
Então lembrei-me do curso de alfabetização de adultos e falei:
- Na próxima semana vai começar as aulas do curso de alfabetização de adultos, por que a senhora não vai à escola aprender a ler e escrever?
- Eu já estou velha demais para estudar, respondeu dona Vitória.
Sorrindo falei:
- A senhora esta enganada, eu comecei a ser alfabetizada nos meus 45 anos, pois aprender a ler e escrever foi à melhor coisa que aconteceu na minha vida.
Nós duas conversamos por mais alguns minutos, então nos despedimos, voltei para minha casa. No final do mês toda animada comecei a ir às aulas do curso de alfabetização de adultos. Então fiquei surpresa quando vi que a dona Vitória seguiu o meu conselho, também começou a ir às aulas. Com o passar dos dias esta senhora começou a distinguir as vogais das consoantes. Vagarosamente ela aprendeu a ler e escrever o seu próprio nome.
O ano passou-se rapidamente, a dona Vitória foi em todas as aulas, já sabe ler e escrever pequenos textos. Como o neto desta senhora terminou o ensino fundamental nós duas fizemos um belo cartaz. Na festa da formatura do seu neto a minha amiga pediu para ir junto com ela nesta celebração. Enquanto os pais cumprimentavam este rapaz a dona Vitória abriu o cartaz com a seguinte mensagem:
“Meus parabéns por terminar a sua primeira fase dos estudos. A escola e os professores além de ensiná-lo a ler e escrever mostraram os verdadeiros valores da vida!”
Emocionado o rapaz abraçou a sua avó e falou:
- Dona Vitória ser o seu neto foi o melhor presente que Deus me deu.
Comovida e sorrindo esta senhora abraçou o seu neto e falou:
- Agora que estou aprendendo a ler e escrever descobri a magia das poesias!
Esta senhora estava contente porque tinha certeza que valeu a pena esforçar-se para ser alfabetizada. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário