segunda-feira, 25 de julho de 2016

A Disposição das Alunas de Letras

Hoje a tarde veio visitar a minha patroa a sua prima Vanda junto com a amiga Débora. Animadas essas duas moças falaram que estavam estudando o Curso de Letras em uma faculdade particular. Pois desde que eram pequenas sonhavam em serem professoras.
Sorrindo elas comentaram que há um mês nos sábados à tarde decidiram dar aula de inglês em uma escola de um bairro pobre. As pessoas que participavam do projeto A Família na Escola gostaram desta ideia. Na primeira aula tinha 15 alunos de idades variadas. Mas essas pessoas tinham frequentado pouco tempo à escola, alguns tinham dificuldade em ler e escrever. Vânia começou a ensinar os comprimentos em inglês, no momento que falou good morning um rapaz bravo disse que detestava jogar gude. Todos riram, com paciência esta moça precisou explicar que o moço confundiu-se, pois a palavra good morning em português significa bom dia.
Passados uns vinte minutos Débora escreveu na lousa os dias da semana em inglês. Quando leu Sunday uma senhora comentou que estava com vontade de chupar sundae. Eles riram novamente, então ela explicou que Sunday quando é traduzido ao português significa domingo.
Na segunda aula os alunos confundiram-se novamente. Elas quase desistiram deste projeto, mas para que essas pessoas pudessem aprender o inglês precisariam fazer uma revisão da língua portuguesa.
Na terceira aula Vanda e Débora falaram aos seus alunos que eles precisariam fazer uma revisão da língua portuguesa até o final do ano, para no próximo ano pudessem aprender o inglês. Alguns reclamaram, uma mulher gostou desta ideia porque assim poderia ajudar os seus filhos quando tivessem problemas nas suas tarefas escolares. Uma moça sorrindo as abraçou, pois no próximo ano pretendia voltar a estudar e viria em todas as aulas de revisão.
Dos quinze alunos ficaram apenas sete, os outros foram embora. Para animá-los Vanda começou a ler A Língua de Eulália de Marcos Bagno. Eles divertiam-se com esta leitura. Na quarta aula além dos sete alunos mais um retornou a este projeto. Uma senhora trouxe os seus dois filhos que estavam tendo problemas de língua portuguesa na escola. Desejando melhorar a gramática dos seus alunos às duas futuras professoras utilizaram o livro: Moderna Gramática Portuguesa de Evanildo Bechara. Animadas comentaram que nas próximas aulas iriam ler junto com os alunos livros de grandes autores: Grandes Sertões Veredas - Guimarães Rosa, Água Viva - Clarice Lispector, Poesias Completas - João Cabral de Mello Neto.  
Eu estou torcendo para que as aulas dessas duas futuras professoras façam sucesso, pois os alunos irão melhorar a sua compreensão na língua portuguesa e no próximo ano aprenderão o inglês.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário