sexta-feira, 22 de julho de 2016

Dificuldade na Alfabetização do Adulto


No domingo conversei com o meu amigo Pedro, perguntei por que já fazia uns dez dias que ele não frequentava as aulas do curso de Alfabetização de Adultos. Desanimado Pedro falou que não iria mais neste curso, pois achava que nunca aprenderia a ler e escrever.
Eu, a sua esposa e seus três filhos o convencemos que deveria insistir porque com esforço conseguiria ser alfabetizado.
Quando começou as aulas o meu amigo falou que a alfabetização de crianças era diferente dos adultos. Pois os seus filhos aprendiam com facilidade a ler e escrever, esta já era a terceira vez que ele já estava tentando ser alfabetizado, mas tinha certeza que fracassaria novamente.
A minha professora falou que não havia diferença entre a alfabetização de adultos e crianças. Pedro trazia um trauma, acha que era incompetente, que não tinha cabeça para aprender a ler e escrever. Meu amigo trabalhava como ajudante de pedreiro, para animá-lo falei que a última casa que ele ajudou a construir ficou linda.
Sorrindo a minha professora falou que naquela aula veríamos tudo o que precisamos fazer para podermos construir uma casa, mas ela precisava da ajuda do seu aluno Pedro. No começo ele ficou envergonhado, passados alguns minutos adquiriu autoconfiança, explicou-nos todos os procedimentos que precisamos fazer para construirmos um imóvel. No final da aula Pedro estava contente, sorrindo disse que continuaria vindo às aulas porque tinha certeza que desta vez aprenderia a ler e escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário