sábado, 23 de julho de 2016

A Leitura Do Primeiro Livro


Como estou estudando no curso de Alfabetização de Adultos desde inicio do ano  resolvi ler um livro. Em abril pedi para a minha professora indicar-me um bom livro, assim poderei fazer uma boa leitura. Ela indicou-me o livro: Quarto De Despejo: Diário De Uma Favelada da escritora Carolina Maria de Jesus.
Durante dois meses concentrei-me e li o livro. Eu estou emocionada porque achei esta obra maravilhosa.
Quarto De Despejo: Diário De Uma Favelada narra a história da Carolina de Jesus, ocorrido na década de 50. Esta favelada escreveu um diário contando como era a realidade da favela brasileira e sonhava em publicá-lo.
Carolina de Jesus era uma catadora de papel, morava na antiga favela do Canindé, onde foi construída a Marginal do Tietê. Ela e os seus três filhos: João, José Carlos e Vera Eunice presenciaram cenas horríveis. Como briga de casais, vários homens queriam espancar as suas mulheres, para não serem agredidas elas saiam nuas as ruas. Muitas pessoas zombavam dela porque estava catando papel na rua. Mas o seu pior sofrimento foi à fome, pois produziu no seu organismo o efeito que a fazia enxergar todos os objetos na cor amarela.
Apesar de ter levado a várias editoras o seu livro, recusaram o seu trabalho. Certo dia o jornalista Audálio Dantas foi à favela do Canindé escrever uma reportagem sobre a vida dos favelados. Quando ele chegou neste local encontrou Carolina que falou sobre o seu diário, então resolveu publicá-lo. Este livro foi publicado em 1960, fez sucesso no Brasil e em vários países. Graças a esta obra ela ficou famosa, conseguiu sair da favela e nunca mais passou fome com seus filhos.
Depois que terminei de ler este livro estou satisfeita com a minha vida. Eu já tive graves problemas financeiros, mas nunca faltou-me comida no horário das minhas refeições. Agora que estou aprendendo a ler e escrever vou lutar para conseguir realizar os meus sonhos.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário