quarta-feira, 20 de julho de 2016

A Primeira Carta


Antes de começar a aula do curso de Alfabetização de Adultos Mariana pediu para a nossa professora ajudá-la a escrever a sua primeira carta. Esta moça tinha 22 anos, fazia uns quinze meses que ela mudou-se para a cidade, pois morava no sitio de uma pequena cidade do estado de São Paulo.
Mariana enviaria esta carta para a sua mãe que morava em sua terra natal. Com a ajuda da professora ela escreveu que estava gostando de morar nesta cidade, trabalhava como empregada domestica na casa de um médico. Como estava apaixonada pelo seu namorado pretendia casar-se com ele no final do ano.
Lágrimas saíram de seus olhos enquanto escrevia o último parágrafo de sua carta:
“Mãe eu tenho uma novidade para contar. Desde março estudou estudando no curso de Alfabetização de Adultos, finalmente estou aprendendo a ler e escrever. Esta carta sou eu mesma que estou escrevendo com a ajuda da minha professora. Minha querida mãe a amo demais e sinto saudade da senhora.”
Além de Mariana toda a classe ficou emocionada com esse acontecimento. Sorrindo esta moça falou que valia a pena nos esforçarmos para aprendermos a ler e escrever. Porque não teremos mais as mesmas dificuldades que os analfabetos possuem para viverem neste mundo. E ninguém nunca nos tirará o triunfo de sermos alfabetizados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário