terça-feira, 1 de novembro de 2016

A Devoção Popular

A devoção popular envolve magia e reza para determinado santo. Muitos devotos não frequentam nenhuma comunidade, mas quando alcançam uma graça fazem doações em dinheiro a igreja do santo. Ou mandam imprimir orações e as distribuem em diversos santuários. Pois precisam cumprir a promessa senão serão punidos.
O fieis são incentivados em imprimir determinadas orações para garantir o lucro das gráficas. Com o desemprego, pobreza e violência varias pessoas procuram solucionar os seus problemas com formulas magicas. A devoção a determinado santo garante ajuda celestial as necessidades do devoto. Mas são fieis ao cumprirem as suas promessas desejando garantir uma nova graça quando precisarem.
A fé e dor expressam a devoção sacrifical porque muitos caminham de joelhos até a imagem do santo. Outros carregam pesadas cruzes para deposita-las defronte ao santo. Nas salas de promessa são colocadas replicas de partes do corpo humano, fotografias e roupas em gratidão pela graça alcançada.
Jesus Cristo morreu crucificado e resistiu ao sofrimento incentiva o devoto a suportar as dores. Motivados pela esperança em supera-los procuram imita-lo. Inúmeros santos seguiram e exemplo do Amado Mestre. O sacrifício reparador ameniza os pecados, afasta a violência envolvendo o fiel com paz.
Em diversas igrejas e celebrações são abençoadas a agua, terços, chaveiros e outros objetos pedindo benções a Santíssima Trindade como saúde e proteção. Os nossos olhos não veem o Deus Pai, Deus Filho e Espirito Santo, mas devem estar presentes em nossos corações. Deus Pai fez o mundo e o homem a sua imagem e semelhança. Jesus Cristo tornou-se humano, acolheu os pecadores, foi crucificado e ressuscitou para nos libertar do pecado. O Espirito Santo nos ilumina para seguirmos os ensinamentos divinos e construirmos uma sociedade mais justa.
A Santíssima Trindade esta presente nos homens e na natureza, basta abrirmos os nossos corações para sentirmos o seu amor e termos paz. A Bíblia reflete os seus ensinamentos sagrados. “O Senhor me deu uma língua especial para que eu possa auxiliar os desanimados com uma palavra. Toda manhã ele abre os meus ouvidos para que, como bom discípulo, eu preste atenção. O Senhor abriu-me os ouvidos e eu não me revoltei e nem recusei “(Is50,4-5). “Nós sabemos que Deus concorre em tudo para o bem daqueles que o amam, dos que são chamados, segundo o seu desígnio, porque os que ele de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme a imagem do seu Filho, a fim de que ele seja o Primogênito de muitos irmãos” (Rm8,28-29). “Para o Mestre, todo tempo é santo, é sempre ocasião de se fazer o bem” (Mc3,1-6). O cantigo de Maria: “Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espirito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Doravante todas as gerações me felicitarão, porque o Todo-Poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu nome é santo, e sua misericórdia chega aos que o temem, de geração em geração. Ele realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias. Socorre Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos país – em favor de Abrão e de sua descendência para sempre” (Lc1,46-55).
 
Bibliografia:
“Sacra Facere”: Expressões corporais no catolicismo de folk./ José Carlos Pereira. São Paulo: Artes & Ciências, 2004.
Reminiscências Iluminadoras: Reler o passado que ilumina o presente e projeta o futuro. Mauro Odoríssio, 2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário