sexta-feira, 4 de novembro de 2016

As Benções de Nossa Senhora Aparecida


A Basílica de Nossa Senhora Aparecida recebe milhares de peregrinos o ano inteiro. Maria a mãe de Jesus Cristo tem aparecido inúmeras vezes querendo demonstrar o amor da Santíssima Trindade aos homens. A devoção a Nossa Senhora Aparecida surgiu no dia 12 de outubro de 1717 quando três pescadores no rio Paraíba do Sul a pegaram em suas redes. Primeiro apareceu uma escultura representando uma mulher e estava sem cabeça. A seguir lançaram as redes no rio, quando as puxaram de volta encontraram a cabeça esculpida. Colocaram-na ao lado do corpo, notaram que eram partes de uma mesma peça a imagem de Nossa Senhora Aparecida.
A imagem feita de barro escuro e com suave sorriso no rosto encantava as pessoas. Principalmente porque os pescadores fizeram uma farta pesca depois que encontram a imagem. Como a escultura apareceu nas redes de João Alves chamaram-na de Nossa Senhora Aparecida. O pescador Filipe Pedroso construiu um altar em sua casa para recebê-la. Com o passar do tempo devido ao aumento de devotos construíram a primeira capela em 1734. O lugar ficou pequeno e fizeram outro templo a santa inaugurado no dia 25 de julho de 1745. A igreja conhecida como Basílica Velha foi consagrada em 24 de julho de 1888. A imagem de Nossa Senhora Aparecida no dia 03 de outubro de 1982 foi levada ao novo Santuário localizado no Morro das Pitas.
O segundo milagre de Nossa Senhora Aparecida aconteceu quando os fieis faziam a sua oração e as velas se acenderam sozinhas. Em 1840 a filha cega de Gertrudes que morava em Jaboticabal recuperou milagrosamente a vista quando se aproximaram da Santa. Passados alguns anos o escravo Zacarias após ter fugido e sido capturado no vale do Paraíba pediu para rezar uma prece a Nossa Senhora Aparecida. Enquanto orava as argolas de ferro que prendiam seus punhos e pescoço se abriram sozinhas. Seu patrão ficou espantado e lhe concedeu a liberdade. Na entrada da Primeira Basílica existem marcas de ferradura deixadas por um cavalo. Em determinado ano do século XIX um forasteiro ateu enquanto bebia bebidas alcoólicas na vila de Guaratinguetá comentou que entraria a cavalo na igreja de Nossa Senhora Aparecida. Em determinado momento ele começou a subir a ladeira da igreja. Varias pessoas o acompanharam e viram quando as patas do cavalo ficaram presas nas pedras da escadaria. Arrependido entrou na igreja com suas próprias pernas e pediu perdão a Santa.
 A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi um grande presente de Deus ao Brasil, pois tornou-se padroeira do nosso país. Desde a sua aparição milhões de pessoas foram convertidas e conseguiram graças perante a sua intercessão. “Senhor, eu vos clamo, vinde logo em meu socorro, escutai a minha voz quando vos invoco. Que minha oração suba até vós como a fumaça do incenso; que minhas mãos estendidas para vós sejam como a oferenda da tarde” (Salmo 140, 1-2). “Só em Deus a minha alma repousa, porque dele vem a minha salvação. Só Ele é a minha rocha e a minha salvação, a minha fortaleza: Jamais serei abalado” (Salmo 61, 1-3). “Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espirito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lucas 1, 46-47).
 
Bibliografia:
Pe. Reginaldo Manzotti apresenta Nossa Senhora Aparecida / Pe. Reginaldo Manzotti e Carolina Chagas – 1 ed. – Rio de Janeiro: Petra, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário