sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Capitulo 1 - A Doença de dona Maria da Graça


Às nove horas da manhã a dona Maria da Graça dirigiu-se ao consultório do doutor Fábio para saber o resultado dos seus exames médicos. Assim que chegou neste lugar a secretária pediu para ela esperar um pouco porque o doutor estava atendendo outro paciente. Passados uns dez minutos o médico pediu para ela entrar no consultório. Assim que esta senhora aproximou-se deste homem apertou a sua mão direita e falou:
- Bom dia doutor Fábio.
- Bom dia dona Maria da Graça.
Ansiosa esta mulher perguntou:
- Doutor já saiu os resultados dos meus exames médicos?
Sorrindo o médico pegou um envelope com a sua mão direita e respondeu:
-Dona Maria da Graça eu vou abrir agora o resultado dos seus exames.
O médico abriu o envelope, retirou os papeis e começou a lê-los. De repente o médico ficou pálido, apavorada esta senhora perguntou novamente:
- Doutor Fábio eu estou com alguma doença muito grave?
- Pelo resultado desses exames a senhora esta com leucemia linfocítica crônica, respondeu o médico.
A dona Maria da Graça recebeu com maior naturalidade esta noticia e falou:
- Por causa desta doença viverei pouco tempo e precisarei fazer o tratamento quimioterápico.
- Mandarei à senhora fazer outros exames de sangue e exame físico antes de  indicar qualquer tratamento, falou o médico.
A dona Maria da Graça conversou com o doutor Fábio por mais alguns minutos. O doutor pediu para ela fazer novos exames no próximo dia às oito horas. Assim que esta senhora saiu do consultório pegou um táxi e deu ao motorista o endereço do seu apartamento. Enquanto passavam em frente de uma igreja ela pediu ao taxista para parar, pois sentiu vontade de rezar. Assim que entrou nesta igreja emocionada ajoelhou-se e rezou a Deus uma oração. Assim que sentou-se no banco abriu a sua bolsa e retirou uma fotografia do seu finado marido e falou:
- Paulo sinto muita saudade de você e se for da vontade de Deus em breve nos reencontraremos.
Passados alguns minutos ela saiu deste lugar, como estava em uma cidade agitada como São Paulo precisou pegar outro táxi para retornar ao seu apartamento. Às 12 horas e 15 minutos a empregada avisou que o almoço estava pronto. Assim que sentou-se à mesa percebeu que aquela comida estava deliciosa, mas como não estava com fome comeu pouco. Chateada voltou ao seu quarto, para ter força para fazer o tratamento de leucemia e reforçar a sua fé em Deus Maria da Graça pegou a bíblia e leu o evangelho escrito por Mateus o capitulo 8, versículos de 5 a 12:
“Jesus estava entrando em Cafarnaum, quando um oficial romano se aproximou dele, suplicando: ‘Senhor, meu empregado está em casa, de cama, sofrendo com uma paralisia.’ Jesus respondeu: ‘ Eu vou curá-lo.’ O oficial disse: ‘Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e meu empregado ficará curado. Pois eu também obedeço a ordem e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: vá,  ele vai, e a outro: venha, e ele vem; e digo ao meu empregado: faça isso,  e ele faz.’
Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: ‘Eu garanto a vocês: nunca encontrei uma fé igual a essa em ninguém de Israel! Eu digo a vocês: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão a mesa no reino do Céu junto com Abraão, Isaac e Jacó. Enquanto os herdeiros do reino serão jogados nas trevas exteriores onde haverá choro e ranger de dentes.”
- Eu farei o tratamento de leucemia conforme o doutor Fábio disser, mas o meu coração me diz que a minha jornada nesta vida continua e precisarei ajuda várias pessoas.
Dona Maria da Graça com os seus 58 anos sempre foi uma mulher solidária e generosa. Passaram-se várias horas, as 19:00 horas enquanto esta mulher estava na sala assistindo televisão chegou o filho dela e falou:
- Boa noite minha querida mãe. 
- Boa noite Gaspar, falou Maria da Graça.
- Minha mãe como foram os resultados dos seus exames médicos? Perguntou Gaspar.
- Eu estou com leucemia linfocítica crônica, respondeu Maria da Graça.
Este rapaz ficou assustado e falou:
- Nossa a leucemia é uma doença grave.
- O doutor Fábio mandou-me fazer novos exames e pelo eu pesquisei na internet a leucemia linfocítica crônica varia de acordo com cada paciente, falou dona Maria da Graça.
Gaspar abraçou a sua mãe e falou:
- Faremos tudo o que for necessário para que esta doença não a prejudique mamãe.
- Meu filho na sexta-feira à noite você vai junto comigo no jantar beneficente do asilo? Perguntou dona Maria da Graça.
- É claro que sim porque eu tenho o maior orgulho de ficar junto com a minha mãe, respondeu Gaspar.
Mãe e filho conversaram por mais alguns minutos, então Gaspar se dirigiu ao seu quarto porque precisava toma banho. As 22 horas e 30 minutos como a dona Maria estava cansada deitou na sua cama para dormir. Então lembrou-se dos felizes anos da sua juventude, os seus pais eram pessoas pobres e ela morava em um sítio na cidade Cantos e Contos localizada no Estado do Tocantins. Quando tinha dezenove anos foi em um baile e conheceu Paulo Duarte. Este rapaz era gentil e carinhoso, o pai dele era o dono da Fazenda Coringa Silvestre. Como este casal apaixonou-se depois que namoraram durante um ano  casaram-se. Quando Maria da Graça tinha vinte e três anos nasceu o seu filho Gaspar. Quando este menino tinha dez anos o seu pai sofreu um grave acidente de caminhão. Nos últimos momentos da vida do Paulo Duarte esta mulher prometeu ao seu marido que cuidaria bem desta criança. Pois assim que ele crescesse ajudaria o seu cunhado Vicente a administrar a fazenda. Quando Gaspar fez dezoito anos ele mudou para a cidade de São Paulo fazer a faculdade. Passado algum tempo como sentia muita saudade do seu filho ela foi morar junto com ele. Este menino já estava com 35 anos, como estava trabalhando em um bom emprego nunca mais falou em retornar a fazenda.
No outro dia assim que a dona Maria da Graça acordou, tomou banho, colocou um vestido e depois que tomou o café da manhã pediu ao motorista para levá-la ao hospital fazer os exames. Depois que ficou algumas horas neste local pode retornar a sua casa. Passou-se dois dias, como estavam na sexta-feira esta mulher foi ao de beleza arrumar-se para ir ao jantar beneficente do asilo. As 19 horas e 30 minutos ela encontrou-se com o Gaspar e ambos dirigiram-se ao restaurante. Este menino ficou lindo vestindo aquele terno importado. Infelizmente ele não queria compromisso sério com nenhuma mulher, pois apenas queria curtir a vida. Maria da Graça sempre foi uma mulher generosa, a sua principal qualidade era ajudar entidades filantrópicas. Assim que a mãe e filho chegaram ao restaurante foram cumprimentados pelo diretor do asilo. Antes de ser servido o jantar o responsável por este evento falou:
- É com o maior prazer que os recebo neste jantar e quero os agradecer por estarem ajudando o nosso asilo.
Todas as pessoas aplaudiram o diretor, emocionado este homem falou:
- Agora gostaria que a dona Maria da Graça Batista Duarte nos transmitisse uma das suas mensagens maravilhosas.
Esta senhora ficou comovida, levantou-se da cadeira e subiu no palco. Assim que pegou o microfone falou:
- Boa noite meus queridos filhos, estou feliz porque juntos ajudaremos ao asilo e seremos amigos dos idosos.
Depois que aplaudiram esta mulher, emocionada falou esta mensagem:
“Hoje cedo enquanto estava lendo a bíblia no I Livro dos Reis no capitulo 19, versículos de 11 a 14 li que o profeta Elias procurou Deus no furação, terremoto e fogo e o encontrou na brisa suave. Deus sempre amou o mundo mas os homens foram egoístas e se afastaram dele porque pecaram.
Algumas vezes ficamos angustiados quando vemos na televisão que as guerras matam muitas pessoas além de destruir casas, cidades e a natureza. Na nossa cidade existem idosos e crianças que foram abandonados nos asilos e orfanatos. E não devemos nos esquecer que algumas pessoas carentes morrem por causa da fome e doenças porque falta dinheiro para comprarem comidas e remédios. No meio de tanta ambição e pobreza precisamos nos lembrar que apenas Deus é que salvará este mundo. Porque os seus ensinamentos estão escritos na Bíblia. Já faz mais de 2000 anos que Jesus Cristo veio ao mundo e morreu crucificado na cruz para trazer o perdão dos nossos pecados.
Devemos abrir os nossos corações para encontrarmos Deus na brisa suave, nas estrelas do céu, no cantar dos pássaros e nos sorrisos das crianças. Então teremos a coragem de nos unirmos para diminuirmos os nossos problemas sociais. Todas as pessoas terão a chance de terem uma vida decente e honesta. O nosso espírito terá a paz que o filho de Deus nos deu e cantaremos juntos:Gloria a Deus no céu e na terra paz aos homens!”
(I Reis, capitulo 19 – versículos 11 a 14) - (Javé lhe disse: “Saia e fique no alto da montanha, diante de Javé, pois Javé vai passar.” Então aconteceu um furacão que de tão violento rachava as montanhas  quebrava as rochas diante de Javé. No entanto, Javé não estava no furacão. Depois do furacão, houve um terremoto. Javé porém não estava no terremoto. Depois do terremoto, apareceu fogo, e Javé não estava no fogo. Depois do fogo ouviu-se uma brisa suave. Ouvindo-a Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e ficou na entrada da guta. Ouviu-se, então, uma voz que lhe dizia: “O que é que você esta fazendo aqui, Elias?” E Elias respondeu: “ O zelo de Javé dos exércitos me consome, porque os israelitas abandonaram tua aliança, derrubaram teus altares e mataram teus profetas a fio da espada. Sobrei somente eu, e eles querem me matar também.”)
Todas as pessoas ficaram encantadas depois que ouviram esta mensagem e aplaudiram esta senhora. Então foi servido o jantar com comidas deliciosas, neste evento pessoas amigas se encontraram, divertiram-se cercados de carinhos e palavras doces. Na segunda-feira da outra semana a dona Maria da Graça voltou ao consultório médico.  O doutor Fábio falou que devido ao resultado dos exames ela não precisaria fazer o tratamento quimioterápico. Pois o seu tratamento seria feito de forma paliativa e esta doença não causaria maiores problemas. Esta senhora ficou feliz com esta noticia, assim que terminou a consulta ela se dirigiu a uma igreja agradecer a Deus porque nada a atrapalharia e poderia continuar fazendo as suas boas ações.
Na quinta-feira às catorze horas chegou ao seu apartamento os seus cunhados a senhor Vicente a dona Vitória. Feliz esta senhora os comprimentou e telefonou para o seu filho falando sobre a visita dos seus parentes. Este casal ficaria n cidade de São Paulo até o domingo à tarde. Esta senhora pediu para a cozinheira fazer um jantar especial, pois gostava de agradar os seus convidados. Gaspar chegou em casa as 18:50 minutos, animado cumprimentou os seus tios. Às vinte horas foi servido o jantar, essas pessoas conversaram animadamente, então Vicente falou:
- Minha cunhada e meu sobrinho por acaso vocês dois desejam vender as suas partes da fazenda para mim? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário