domingo, 27 de novembro de 2016

Capitulo 3 - Problemas na Fazenda

Confuso Gaspar falou:
- As únicas pessoas anãs que eu vi nesta vida foram àquela vez no circo.
- Eu já enfrentei muito preconceito nesta vida, mas nunca deixei ninguém destruir os meus sonhos, falou Gláucia.
- A doutora Gláucia é a única médica que temos aqui nesta cidade, falou Inês.
- Inês nesta cidade há mais dois excelentes médicos, falou Gláucia.
- Mas você é a única médica que atende as pessoas pobres e nada cobra por suas consultas, falou Inês.
- Durante esses seis meses estou fazendo esta boa ação para concluir a tese do meu mestrado, falou Gláucia.         
Chateada Inês falou:
- Gláucia todos a amam, além de admirá-la. Então daqui a quarenta dias você irá embora de Cantos e Contos?
- Eu preciso especializar nos meus estudos, depois de concluir o doutorado estou com vontade de voltar a esta cidade, respondeu Gláucia.
A moça desceu do cavalo, abraçou a sua amiga e falou:
- Você é uma pessoa maravilhosa.
- Doutora Gláucia será que a senhora me perdoa por ter sujado a sua roupa? Perguntou Gaspar.
- Meu senhor foi por acidente que aconteceu este inconveniente, então não há motivos para pedir desculpas, falou Gláucia.
- Até hoje nunca nenhuma mulher me chamou de senhor porque sou um homem lindo e maravilhoso, falou Gaspar bravo.
- Gláucia quero apresentar o meu primo Gaspar, falou Inês.
- Prazer em conhece-lo Gaspar, falou Gláucia.
Ele apertou a mão direita da anã e falou:
- O prazer é todo meu, será que podemos ajudá-la em alguma coisa?
- Eu estou indo à casa da dona Margarida da Silva, esta senhora esta doente. Como ela é uma pessoa pobre talvez vocês podem comprar o remédio que receitarei nesta consulta, respondeu Gláucia.
- O seu pedido é uma ordem, falou Gaspar.
Os três andaram uns trezentos metros, então entraram no carreador de um sitio. Depois que andaram uns duzentos metros aproximaram-se de uma casa velha. Neste lugar morava uma família com oito pessoas. Os móveis desta residência eram velhos, como a dona Margarida estava com febre e sentia dores no corpo a doutora falou que esta senhora pegou uma gripe forte e precisava tomar remédios com urgência. Enquanto a médica consultava a sua paciente Gaspar ficou sabendo que essas terras pertenciam ao seu tio Vicente. Esta família trabalhava como meieiro, na hora de dividirem a colheita este homem explorava essas pessoas porque pegou 75% do milho e feijão que foram plantados neste lugar. Sem graça Inês falou que o seu pai duplicou as suas propriedades porque explorava pessoas pobres.
Quando a doutora Gláucia voltou à sala Gaspar pediu a receita do remédio que esta senhora deveria tomar, pois iria a cidade comprá-los. A anã entregou a receita na mão dele, acompanhado da Inês os dois montaram nos cavalos, dirigiram-se a cidade. Assim que chegaram à farmácia ele comprou os remédios, pediu da Inês o que aquela senhora precisava para recuperar a sua saúde. A moça respondeu que precisavam comprar cobertores, agasalhos e alimentos. Os dois dirigiram-se a uma loja e compraram três cobertores e roupas para aquela mulher e sua família. Depois passaram no armazém,  Gaspar comprou uma cesta básica, pediu para entregarem esses alimentos com urgência ao senhor João Pedro da Silva. Então retornaram ao sitio onde morava aquela senhora que estava doente. Assim que o rapaz entregou os remédios à doutora Gláucia o agradeceu por estar ajudando a salvar uma vida humana. Enquanto Gaspar e Inês retornavam a fazenda  aproximou-se deles um rapaz montado em um cavalo que falou:
- Inês eu não acreditei quando disseram que você havia me trocado por um burguês, mas agora estou vendo que estavam falando a verdade.
Desesperada Inês falou:
- Donizete você é o homem da minha vida porque o amo demais.
- A sua irmã Bárbara dizia a mesma coisa ao meu irmão Dionísio, depois o abandonou para casar-se com o filho daquele fazendeiro, falou Donizete.
- Meu amor você esta confuso, quem falou que eu estou o traindo com um burguês? Perguntou Inês.
- Quem é este homem que esta junto com você? Perguntou Donizete bravo.
Sorrindo Inês respondeu:
- Este moreno lindo é o meu primo Gaspar, filho do finado tio Paulo.
Envergonhado Donizete falou:
- Perdoe-me Inês porque não confiei em você.
- Então diga que me ama para eu poder perdoá-lo, falou Inês.
- Inês você é a dona do meu coração, pois a amo demais, falou Donizete.
- Meu gato rebelde, acho que vou acalmá-lo com os meus carinhos, falou Inês.
Inês e Donizete desceram dos seus cavalos, se abraçaram e beijaram-se. Depois a moça o apresentou ao Gaspar. Eles conversaram por alguns minutos, então Donizete  despediu-se deles e foi embora dali. Chateada Inês pediu para o seu primo não contar a ninguém sobre o encontro que tiveram com o seu namorado. Rindo Gaspar perguntou:
- Minha prima você esta namorando escondido este rapaz?
- Estou sim, o meu pai sempre fala que devo casar-me com um homem rico assim serei feliz na vida, respondeu Inês.
- Você precisa ser corajosa e lutar para ficar junto com o grande amor de sua vida, falou Gaspar.
- Faz apenas vinte dias que estou namorando Donizete e quando tiver certeza que vale a pena assumirei publicamente o romance com o meu amor, falou Inês.
- Eu desejo muita felicidade nesta vida, falou Gaspar.
Inês abraçou o seu primo e falou:
- Gaspar a sua companhia me traz muita felicidade.
Os dois chegaram à fazenda ao 12:10 minutos, a dona vitória e a Maria da Graça estavam esperando por eles para servirem o almoço. Antes de começar a faze esta refeição a Maria da Graça falou esta mensagem: “O tesouro mais valioso deste mundo é o amor que Deus sente pelos seres humanos. Ele deseja que sigamos os seus ensinamentos e nos dara de presente a vida eterna.
Já me perguntaram quem é Deus? Quais são os seus ensinamentos? E o que é a vida eterna? Com simples palavras tentarei responder esta pergunta:
Deus é amor e Vida, foi Ele que criou o mundo e nos deu de presente a vida.
Os seus ensinamentos são respeito, igualdade e fraternidade. Com o respeito aprendemos a valorizar e respeitar a vida humana e a natureza. Com a igualdade todas as pessoas têm os mesmos direitos e deveres. Com a fraternidade aprendemos a dividir as nossas coisas principalmente com os mais carentes.
A vida eterna significa que a morte não é o fim da nossa vida. Mas sim um novo começo porque iremos para um lugar onde não há dor e sofrimento. Poderemos ver a Deus com os nossos próprios olhos e reencontraremos pessoas amigas. Cheios de alegria cantaremos juntos: Mais importante que o ouro e diamante é a grandeza do amor que a Santíssima Trindade sente pelos homens. E nós que somos simples seres humanos os louvaremos por toda a eternidade!”
Assim que esta mulher terminou de falar essas palavras todas as pessoas a aplaudiram. Raquel ficou emocionada e algumas lágrimas saíram dos seus olhos. Assim que terminaram a refeição esta menina pediu licença e foi ao seu quarto. Passados alguns minutos Maria da Graça falou que precisava ter uma conversa em particular com aquela criança. Ela dirigiu-se ao quarto da menina e enquanto batia na porta falou:
- Raquel a tia Maria da Graça precisa conversar com você.
Passado um minuto a menina abriu a porta e falou:
- Por favor, entre tia Maria da Graça.
Assim que a menina fechou aporta do quarto a dona Maria da Graça falou:
- Pelo que percebi Raquel você é uma menina infeliz.
Algumas lágrimas saíram dos olhos da menina enquanto falava:
- Já faz mais de três anos que o meu pai não vem visitar-me, a minha mãe sempre esta ocupada e nunca dá atenção para mim.
A dona Maria da Graça a abraçou e falou:
- Minha querida você esta enganada, sua mãe, a tia Inês e os seus avós a amam de verdade.
- Eu me sinto tão sozinha, às vezes sinto vontade de morrer, falou Raquel.
- Raquel, Deus a ama demais, Ele ficou muito triste porque você falou essas palavras, falou Maria da Graça.
- Se Deus estivesse aqui do meu lado o que Ele diria par me convencer que vale a pena estar viva? Perguntou Raquel.
A Maria da Graça e lembrou-se de um texto da bíblia e leu o evangelho de Lucas, capitulo 15 e versículos de 3 ao 7: “Então Jesus contou-lhes esta parábola: ‘Se um de vocês tem cem ovelhas e perde uma , será que não deixa as noventa e nove no campo para ir atrás da ovelha que se perdeu, até encontrá-la? E quando a encontra, com muita alegria a coloca nos ombros. Chegando em casa, reúne amigos e vizinhos, para dizer: ‘Alegrem-se comigo! Eu encontrei a minha ovelha que estava perdida.’ E eu lhes declaro: assim, haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.”
Sorrindo a menina perguntou:
- Será que o Jesus Cristo e os anjos que estão no céu ficarão felizes se eu me alegrar por que estou viva?
- Eles ficarão sim e a felicidade deles aumentará se você tornar-se solidária com as crianças carentes, respondeu Maria da Graça.
- Aqui no meu quarto tem bastante brinquedo que não brinco mais, pois eu vou juntá-los agora para levá-los no orfanato no próximo dia, falou Raquel.
- Raquel eu gostaria de ir junto com você no orfanato, falou Maria da Graça.
- Tia Maria da Graça será maravilhoso irmos nesta instituição, falou Raquel.
- Minha querida sobrinha àquelas crianças ficarão felizes com a nossa visita, falou Maria da Graça.
- Agora vou ajuntar todos os brinquedos que darei de presente a aquelas crianças, falou Raquel.
A dona Maria da Graça ficou contente vendo a felicidade no rosto daquela menina. Passado uma hora e quarenta minutos esta mulher dirigiu-se ao quarto de Bárbara. Bateu na porta e falou:
- Bárbara precisamos ter uma conversa séria.
Passado uns trinta segundos Bárbara abriu aporta do quarto e pediu a sua tia para entrar neste cômodo. Assim que as duas ficaram sozinhas Bárbara a abraçou e falou:
- Obrigada tia Maria da Graça por ter brincado com a Raquel, aquela menina ficou muito feliz.
- Durante o almoço percebi que a sua filha é uma criança infeliz, falou Maria da Graça.
Chateada Bárbara falou:
- A senhora esta enganada porque nunca deixei faltar nada a minha filha, esta criança sempre usa roupas da moda, calçados caros e ganha presente quase toda a semana.
- Raquel não quer ganhar roupas e presentes, esta criança apenas deseja receber o amor da sua mãe, falou Maria da Graça.
- Eu sempre fui uma pessoa muito ocupada, desde que me separei do meu marido é a minha mãe que cuida desta menina, falou Bárbara.
- Pelo que percebi Bárbara você prefere ir às festas e ficar junto com os seus namorados em vez de dar atenção a sua filha, falou Maria da Graça.
- A minha filha é a coisa mis importante que tenho nesta vida, de vez em quando vou às festas apenas para curtir a vida, falou Bárbara.
- Desculpe-me se estou sendo intrometida Bárbara, mas por que você e Milton Marques se separaram? Perguntou Maria da Graça.
Algumas lágrimas saíram os olhos da Bárbara enquanto falava:
- Eu casei-me com Milton Marques contra a minha vontade porque nunca amei este homem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário