domingo, 6 de novembro de 2016

A Origem da Violência no Mundo

Bíblia – Gênesis – 4:8 – Entretanto, Caim disse a seu irmão Abel; “vamos sair”. E quando estavam no campo, Caim se lançou contra o seu irmão Abel e o matou.
Na Bíblia o livro religioso mais lido do mundo descreve que após Deus ter criado o mundo Caim sentindo inveja de Abel assassinou seu próprio irmão.
Na Pré-história durante a evolução do homem a violência o acompanhava porque se defendia dos inimigos que pretendiam machuca-lo. Tornou-se necessária para a sua própria sobrevivência.
A escravidão existiu desde o inicio da humanidade. Apenas quando os homens inventaram as maquinas que produziam mercadorias em grande quantidade começaram a defender a liberdade dos escravos. Sendo livres poderiam comprar roupas, calçados e moveis. Assim os donos das fabricas ganhariam bastante dinheiro.
No século 20 inventaram o avião, mas aconteceu a 1º e 2º Guerras Mundiais com o assassinato de milhões de seres humanos.
Na atualidade com a invenção da internet e telefones celulares as pessoas utilizando a comunicação virtual em poucos segundos se comunicam com qualquer lugar do mundo. Infelizmente muitos estão se isolando dos seus semelhantes, pois não conversam ou dão um sorriso a quem esta do seu lado no ônibus ou supermercado. Milhares de homens estão se tornando escravos de sua própria invenção.
Os meios de comunicação divulgam como a violência seguida de roubos e assassinatos aumentaram nos últimos anos. Em vários lugares do mundo existe guerra, fome e miséria.
Com tantas invenções fabulosas quando os homens conseguirão conviver fraternalmente com seus semelhantes e todos possuirão o necessário para sua sobrevivência? Uma das opções é seguir bons exemplos de nossos heróis. Independente de religião a mais de dois mil anos viveu Jesus Cristo. Na sua época ele denunciou as injustiças, acolheu, foi solidário com os marginalizados e excluídos. Os seus ensinamentos perturbaram as autoridades, mandaram prendê-lo e o crucificaram. Os seus discípulos pregaram as mensagens do bom mestre.
Se seguirmos os exemplos de Jesus Cristo com boas ações e solidariedade com os mais carentes construiremos um mundo melhor. As invenções e descobertas trouxeram benefícios à humanidade. Precisamos evitar a ambição e egoísmo aprendendo a valorizar a nossa própria espécie. Se o dinheiro, fama e poder trouxessem felicidade então por que vários cantores, atores e políticos famosos morrem de overdose de drogas ou se suicidam?
A Bíblia nos da vários exemplos que o ódio é retribuído pelo perdão e amor. Os filhos de Jacó sentiam inveja e ciúmes do seu irmão José. Eles o venderam como escravo para o Egito. Deus sempre esteve do lado de José, pois superou sofrimentos e obstáculos tornando-se vice-rei do Egito. Quando a seca e fome atingiu os seus familiares não quis de vingar deles. Ele os perdoou, além de socorrê-los com amor.
O padre Antônio Vieira é um dos melhores escritores da literatura portuguesa e brasileira porque deixou obras admiráveis com mensagens maravilhosas. Uma de suas famosas frases: “Para falar ao vento bastam palavras. Para falar ao coração, é preciso obras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário