As línguas são um produto das
convenções e dos valores sociais, de onde derivam as regras que tornam
compreensíveis as intercomunicações dos indivíduos e asseguram a sobrevivência
e coesão das sociedades.
O objetivo da Linguística é o estudo
da linguagem. Neste projeto estudaremos a gramática na ponta da língua.
Referente à gramática falada e utilizada por diversos grupos, usadas em
diversas situações. Pois para cada situação é necessário uma modalidade linguística
adequada. Entrevistaremos e analisaremos as linguagens e os costumes diários de
setores diversificados: crianças, jovens, internautas, professores, analfabetos.
Pesquisaremos e estudaremos as variações linguísticas dessas classes sociais.
A língua transforma-se
continuamente, a escola precisa fazer do ensino de português uma forma de o
aluno compreender melhor a sociedade em que vive, usar adequadamente as
palavras da língua portuguesa.
1- Introdução
"A
Linguística é o estudo científico da linguagem. Está voltada para a explicação
de como a linguagem humana funciona e de como são as línguas em particular,
quer fazendo o trabalho descritivo previsto pelas teorias, quer usando os
conhecimentos adquiridos para beneficiar outras ciências e artes que usam, de
algum modo, a linguagem falada ou escrita." (Gagliari, 1990, p.42)
Através das línguas os falantes
comunicam-se com os outros indivíduos, demonstrando suas necessidades e
objetivos, indispensáveis para a sobrevivência nas sociedades. Utilizando
elementos de um código, para a sobrevivência da mensagem, composta por signos e
suas regras de combinação, vários subcódigos e significativos.
As línguas possuem vários sistemas simultâneos
e cada um deles com funções diferentes. Exemplos: a função referencial, a
função conativa, a função fática, a função metalinguística, a função poética.
Empregando os signos da nossa língua, os falantes obedecem a determinadas
regras que a própria língua oferece. Como as variações linguísticas:
geográficas, sociais, profissionais e situacionais.
A linguística é uma ciência que
estuda a estrutura e a função da linguagem humana. A linguística tornou-se estudo cientifico de
linguagem com a publicação, em 1916, do Curso de linguística geral, de
Ferlinand Saussure.
Todas as línguas, por fatores
diferentes estão sujeitos a constantes transformações. Pois as línguas são um
conjunto de sistemas de comunicação que atendem a diversas e variadas
necessidades sociais das comunidades que as utilizam. Como as circunstâncias de
sobrevivência mudam, as línguas também são inovadas para atender às novas
condições (criação de novas palavras; abandono de determinadas formas). A
língua desempenha a comunicação na sociedade que a usa.
2-
A Linguística e o Ensino de Português
Quando os portugueses vieram
colonizar o Brasil falavam a língua Portuguesa. Esta língua foi preservada no
nosso país, mas foram acrescentadas novas palavras vindas do outros países. Em
1580 a 1640, a Coroa Portuguesa se uniu à da Espanha, o que facilitou os
contatos linguísticos entre os dois países. Os portugueses tiveram contato linguístico
com o castelhano e mameluco. No começo do século XX os imigrantes europeus
trouxeram seus costumes e sua língua ao Brasil, acrescentado ao português uma
riqueza fantástica. As propriedades linguísticas são exploradas e ensinadas nas
escolas, através das linguagens escritas e faladas.
A escola utilizou a ideia dos
mestres da língua: Said Ali, Souza da Silveira, Antenor Nascente, linguistas
referentes às preocupações e técnicas descritivas.
Vários professores afirmam que os
fracassos mais recentes da escola aconteceram devido à intromissão da linguística
nas salas de aula. O objetivo da Linguística é o estudo da linguagem, não deve
ser caracterizado como um método de ensino.
Precisa-se estudar a gramática na
ponta da língua. Referente à gramática falada e utilizada por diversos grupos,
usada em diversas situações. Pois para cada situação é necessário uma
modalidade linguística adequada.
Deve-se entrevistar e analisar a
linguagem de setores diversificados: linguagem infantil, juvenil, internautas,
engenheiros, professores, analfabetos, políticos. Apenas as entrevistas são poucas
para analisar as variações linguísticas dessas classes sociais. Precisamos
analisar os seus outros costumes diários: alimentação, vestuário, músicas
preferidas, programas de televisão, literatura.
Considerações Finais
O nosso objetivo é mostrar ao aluno as variantes linguísticas que ele não domina,
fazê-lo refletir sobre a língua. Pois deve ser ensinada a juventude como
funciona a sua língua, para usá-la adequadamente na vida diária. A língua
escrita revela várias características, permite o entendimento do funcionamento
da língua.
A
língua transforma-se continuamente, um dos objetivos da escola é fazer do
ensino de português uma forma de o aluno compreender melhor a sociedade em que
vive, usar convenientemente as palavras da língua portuguesa.
Referências Bibliográficas:
Gagliari,
L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1990.
Saussure,
F.. Curso Fe linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1993.
Castilho,
Ataliba Teixeira De. Gramática do Português Culto Falado no Brasil - Vol. I. Campinas, Editora da Unicamp, 2006.
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