domingo, 4 de dezembro de 2016

As Diversificações Linguísticas: Linguagem e Discurso

As línguas são um produto das convenções e dos valores sociais, de onde derivam as regras que tornam compreensíveis as intercomunicações dos indivíduos e asseguram a sobrevivência e coesão das sociedades.
O objetivo da Linguística é o estudo da linguagem. Neste projeto estudaremos a gramática na ponta da língua. Referente à gramática falada e utilizada por diversos grupos, usadas em diversas situações. Pois para cada situação é necessário uma modalidade linguística adequada. Entrevistaremos e analisaremos as linguagens e os costumes diários de setores diversificados: crianças, jovens, internautas, professores, analfabetos. Pesquisaremos e estudaremos as variações linguísticas dessas classes sociais.
A língua transforma-se continuamente, a escola precisa fazer do ensino de português uma forma de o aluno compreender melhor a sociedade em que vive, usar adequadamente as palavras da língua portuguesa.
1- Introdução
"A Linguística é o estudo científico da linguagem. Está voltada para a explicação de como a linguagem humana funciona e de como são as línguas em particular, quer fazendo o trabalho descritivo previsto pelas teorias, quer usando os conhecimentos adquiridos para beneficiar outras ciências e artes que usam, de algum modo, a linguagem falada ou escrita." (Gagliari, 1990, p.42)
Através das línguas os falantes comunicam-se com os outros indivíduos, demonstrando suas necessidades e objetivos, indispensáveis para a sobrevivência nas sociedades. Utilizando elementos de um código, para a sobrevivência da mensagem, composta por signos e suas regras de combinação, vários subcódigos e significativos.
As línguas possuem vários sistemas simultâneos e cada um deles com funções diferentes. Exemplos: a função referencial, a função conativa, a função fática, a função metalinguística, a função poética. Empregando os signos da nossa língua, os falantes obedecem a determinadas regras que a própria língua oferece. Como as variações linguísticas: geográficas, sociais, profissionais e situacionais.
A linguística é uma ciência que estuda a estrutura e a função da linguagem humana.  A linguística tornou-se estudo cientifico de linguagem com a publicação, em 1916, do Curso de linguística geral, de Ferlinand Saussure.
Todas as línguas, por fatores diferentes estão sujeitos a constantes transformações. Pois as línguas são um conjunto de sistemas de comunicação que atendem a diversas e variadas necessidades sociais das comunidades que as utilizam. Como as circunstâncias de sobrevivência mudam, as línguas também são inovadas para atender às novas condições (criação de novas palavras; abandono de determinadas formas). A língua desempenha a comunicação na sociedade que a usa.
2- A Linguística e o Ensino de Português
Quando os portugueses vieram colonizar o Brasil falavam a língua Portuguesa. Esta língua foi preservada no nosso país, mas foram acrescentadas novas palavras vindas do outros países. Em 1580 a 1640, a Coroa Portuguesa se uniu à da Espanha, o que facilitou os contatos linguísticos entre os dois países. Os portugueses tiveram contato linguístico com o castelhano e mameluco. No começo do século XX os imigrantes europeus trouxeram seus costumes e sua língua ao Brasil, acrescentado ao português uma riqueza fantástica. As propriedades linguísticas são exploradas e ensinadas nas escolas, através das linguagens escritas e faladas.
A escola utilizou a ideia dos mestres da língua: Said Ali, Souza da Silveira, Antenor Nascente, linguistas referentes às preocupações e técnicas descritivas.
Vários professores afirmam que os fracassos mais recentes da escola aconteceram devido à intromissão da linguística nas salas de aula. O objetivo da Linguística é o estudo da linguagem, não deve ser caracterizado como um método de ensino.
Precisa-se estudar a gramática na ponta da língua. Referente à gramática falada e utilizada por diversos grupos, usada em diversas situações. Pois para cada situação é necessário uma modalidade linguística adequada.  
Deve-se entrevistar e analisar a linguagem de setores diversificados: linguagem infantil, juvenil, internautas, engenheiros, professores, analfabetos, políticos. Apenas as entrevistas são poucas para analisar as variações linguísticas dessas classes sociais. Precisamos analisar os seus outros costumes diários: alimentação, vestuário, músicas preferidas, programas de televisão, literatura.
Considerações Finais
O nosso objetivo é mostrar ao aluno as variantes linguísticas que ele não domina, fazê-lo refletir sobre a língua. Pois deve ser ensinada a juventude como funciona a sua língua, para usá-la adequadamente na vida diária. A língua escrita revela várias características, permite o entendimento do funcionamento da língua.
A língua transforma-se continuamente, um dos objetivos da escola é fazer do ensino de português uma forma de o aluno compreender melhor a sociedade em que vive, usar convenientemente as palavras da língua portuguesa.
 
Referências Bibliográficas:
Gagliari, L. C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1990.
Saussure, F.. Curso Fe linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1993.
Castilho, Ataliba Teixeira De. Gramática do Português Culto Falado no Brasil  - Vol. I. Campinas, Editora da Unicamp, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário