terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Capitulo 6 - Micheli se Reecontra com sua Filha Joice

 Ao acabar de falar essas palavras Silvia e o marido dela foram embora da enfermaria. Micheli sentiu uma grande dor no coração porque perdeu a sua filha que tanto amava. Passados alguns dias o seu advogado a informou que a sua irmã e o Edson estavam morando na cidade de Campinas. O juizado de menores o informaram que este casal estava cuidando bem da menina. A herança que Micheli receberia dos finados pais passou a sua filha Joice. Passados quatro meses contaram que o Cleiton faleceu porque teve uma forte pneumonia. Apesar do peso na consciência Micheli se arrependeu do crime, com fé e confiança que tinha em Deus conseguiu forças para cumprir a pena. Passados mais alguns meses Nilma foi libertada da prisão porque cumpriu a pena que havia sido condenada. Esta mulher sempre visitava Micheli porque as duas se tornaram grandes amigas. Em um dos seus aniversários a sua amiga lhe deu de presente uma blusa e no cartão estava escrita a seguinte mensagem: “Se eu pudesse escreveria milhares de poemas em homenagem a Deus, porque Ele nos ama demais e deseja a nossa felicidade. Mas o meu coração me diz que canções e poesias são poucas para agradar a Deus. Ele deseja que os nossos olhos se abram e acabemos com a fome, miséria e violência deste mundo. Para fazermos isto devemos parar de nos preocuparmos apenas conosco e amarmos os nossos semelhantes através do dialogo e solidariedade. Assim nós conseguiremos acabar com os nossos problemas sociais. Quando isto acontecer tenho certeza que Deus sorrira e dirá: Os homens me amam de verdade. Então poderemos nos abraçar e cantarmos juntos: Gloria, Gloria, Aleluia! Louvemos ao Senhor!”
Passaram-se vinte anos, com a ajuda do advogado Micheli foi libertada em liberdade condicional devido ao seu bom comportamento na penitenciária. Ela continuaria morando na cidade Mercúrio, moraria em uma pequena casa que pertencia ao tio de Nilma. No primeiro dia de sua liberdade ela foi jantar na casa de sua amiga. Enquanto jantavam emocionada Micheli falou:
- Eu devo a minha vida e liberdade a minha amiga Nilma.
Sorrindo Nilma falou:
- Enfrentei dificuldades, mas, ajudei Micheli porque havia prometido a Deus que se a minha filha Leila sarasse da leucemia eu ajudaria a salvar uma alma perdida.
- O destino me colocou no caminho de Nilma por causa da vontade de Deus. Apesar dos nossos erros e defeitos Ele ama todos os seres humanos, falou Micheli.
Emocionadas as duas amigas se abraçaram. Passadas duas semanas um dos primos da Nilma convidou Micheli para trabalhar na sua lanchonete. Por coincidência esta mulher fez amizade com o seu vizinho Lauro. Este homem tinha 43 anos, a sua esposa o havia abandonado há quatro anos por ser um homem estéril. Agora ela estava junto com outro cara e tinha dois filhos.
O advogado informou a Micheli que a sua filha Joice estava morando na cidade Caloteira e estudava o curso de engenharia de produção em uma faculdade. Passados três meses ela criou coragem e pediu ao advogado para pedir permissão na justiça e iria nesta cidade conhecer a sua filha. Este pedido foi atendido, o seu dia de folga era na quinta-feira, então foi à rodoviária, pegou o ônibus e se dirigiu a este lugar. Ela telefonou ao tio Adalberto e  contou que precisava da ajuda dele para poder conversar com a Joice. No princípio esse homem hesitou, mas, depois convidou para jantar na sua casa porque convidaria também aquela moça. Nervosa e ansiosa Micheli esperou as horas passarem. Às dezenove horas se dirigiu a casa do tio Adalberto. Quando chegou neste lugar envergonhada cumprimentou seus parentes. Às dezenove horas e trinta minutos Joice chegou nesta residência junto com o seu namorado Tiago. Micheli ficou emocionada quando viu a sua filha Joice, ela era uma moça bonita, seus cabelos eram loiros e seus olhos azuis. 
Durante a refeição Micheli ficou sabendo que a sua filha sabia de toda a verdade a seu respeito. Durante esses anos Silvia e Edson cuidaram bem da sobrinha. O casal teve dois filhos homens, Odair tinha dezessete anos e o Sidnei catorze anos. Depois do jantar  Adalberto falou:
- Joice fiquei sabendo que a sua mãe saiu da prisão e mora na cidade de Mercúrio.
- Espero que esta mulher nunca venha conversar comigo, a minha verdadeira mãe é a Silvia Parelli Villari, falou Joice.
Sem graça Micheli que foi apresentada a esta moça com outro nome perguntou:
- Por que você detesta tanto a sua verdadeira mãe que ficou presa durante vinte anos na penitenciária?
- Micheli Parelli assassinou os meus avôs para receber a herança deles, agora que saiu da prisão vai querer me matar para ficar com os meus imóveis, respondeu Joice. 
Amargurada Micheli pediu licença, se dirigiu ao banheiro e chorou bastante. Assim que saiu deste cômodo inventou uma desculpa e foi embora desta casa. Agonizada ela pegou o ônibus e voltou a Mercúrio. Assim que chegou à sua residência Lauro foi visitá-la e perguntou:
- A sua filha Joice ficou emocionada quando a conheceu?
- Eu não contei a ela que sou a sua mãe, mas, já percebi que esta moça me odeia, respondeu Micheli.
- Minha amiga pare de se martirizar, detesto vê-la sofrendo, falou Lauro.
- Lauro é muito bom poder ter a sua amizade, falou Micheli.
- Micheli além da sua amizade eu queria lhe dar muito carinho e compreensão, falou Lauro.
Espantada Micheli falou:
- Meu amigo isto é brincadeira ou uma declaração de amor?
- A minha amizade se transformou em um grande amor, respondeu Lauro.
- Você esta louco? Lauro um homem bondoso e honesto não pode se apaixonar por uma criminosa e assassina, falou Micheli.
- Gata a sua pena na prisão já foi cumprida, você se arrependeu por ter cometido aquele crime e se tornou uma mulher boa e honesta, falou Lauro.
Contente Micheli falou:
- Será que estou delirando por ouvir essas doces palavras?
- Não e direi muitas outras depois que provar o gosto do seu beijo, respondeu Lauro.
- Meu galã de cinema deixe-me retribuir a sua declaração de amor com essas palavras: I love You! Falou Micheli.
Lauro e Micheli se abraçaram e beijaram-se. A partir deste dia os dois começaram a namorar. Passaram-se sessenta dias, numa manhã pelo rádio ela ouviu que a moça Joice Parelli e o namorado Tiago sofreram um grave acidente de automóvel. Preocupada ela telefonou ao hospital que a sua filha estava internada, informaram que esta moça sofreu alguns cortes profundos nos braços e costas. Ela perdeu bastante sangue e os médicos estavam pedindo doadores de sangue. Como as duas tinham o mesmo tipo sanguíneo Micheli pediu permissão para ir à outra cidade ajudar a salvar a vida de sua filha. No final deste dia conseguiram o número de doadores, o médico informou que a moça sobreviveria.
Passaram-se cinco dias, Joice melhorou, mas, continuaria internada no hospital por uma semana. A pedido da mãe Nilma foi visitá-la, depois que se cumprimentavam ela perguntou:
- Será que a sua mãe Micheli pode vim visitá-la?
- Por favor, me poupe, eu detesto aquela mulher, respondeu Joice.
- Joice desde que você nasceu a sua mãe a ama, ela pediu autorização para poder vir a cidade Caloteira doar sangue para salvar a sua vida, falou Nilma.
- Nossa! Eu fiquei emocionada com a atitude dela, falou Joice brava.
Nilma abriu a sua bolsa, pegou um envelope de carta e falou:
- Há muitos anos o padre Joaquim pediu para eu lhe entregar esta carta.
Como Joice estava com o seu braço direito engessado ela falou:
- Por favor, abra este envelope para eu poder ler esta carta.
Ela abriu o envelope, retirou uma folha de caderno e a entregou a moça para poder lê-la. Nesta carta estava escrita as seguintes palavras: “Joice Parelli quando a sua mãe sair da penitenciária talvez você tenha dificuldades em aceita-la sem discriminação. Escreverei algumas palavras para dizer quais são os conselhos que eu lhe diria: O aceitar e perdoar uma pessoa nasce de um coração bom, generoso que na verdade ama o seu semelhante com verdadeira disposição de amar e perdoar em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.”
- Quando sentimos ódio e rancor a primeira pessoa que prejudicamos somos nós mesmo, falou Nilma.
- Diga a minha mãe que ela pode vir me visitar no próximo dia às catorze horas, falou Joice.
Emocionada Nilma falou:
- Deus saberá retribuir a sua bondade.
Depois que Nilma se despediu de Joice retornou a sua casa e contou esta novidade a Micheli. Apesar do nervosismo ela sorria de felicidade. No outro dia Lauro falou que a levaria no seu automóvel a cidade Caloteira porque a apoiaria naquele momento difícil. Eles foram a floricultura e compraram um lindo vaso com doze rosas. No horário marcado Micheli entrou no quarto levando essas flores junto consigo, quando viu a moça falou:
- Boa tarde Joice, tudo bem com você?
Joice a reconheceu e respondeu:
- Boa tarde, eu estava desconfiada que já tinha visto a senhora.
- Minha filha eu pedi perdão a Deus e aos seus finados avós pelo crime que cometi, por favor, me perdoe pelos problemas que lhe causei, falou Micheli envergonhada.
Sorrindo Joice falou:
- A senhora não fez nada para mim, agora venha dar um abraço na sua filha.
Comovida Micheli a abraçou e falou:
- Menina nunca dirija um automóvel quando beber bebidas alcoólicas porque a sua vida e a dos pedestres correm o risco de serem prejudicadas.
- Quem estava dirigindo o carro era o meu namorado Tiago, eu cometi o erro por ter deixado ele dirigir o veiculo depois que bebeu bastante bebida alcoólica, falou Joice.
- Por causa deste erro você teve uma difícil lição, falou Micheli.
- Mãe obrigada por ter doado sangue e ajudado a salvar a minha vida, falou Joice.
- Joice para poder ajudá-la faço qualquer sacrifício, falou Micheli.
- Por favor, mãe me conte quais são as novidades da sua vida, falou Joice.
As duas conversaram por uns trinta minutos, quando estavam se despedindo Micheli falou que viria visitá-la na próxima semana. Sorrindo saiu do hospital e entrou no automóvel do Lauro, então ele perguntou:
- Como foi à conversa que você teve com a sua filha?
- Aquela menina além de ser bonita me tratou com muita educação, respondeu Micheli.
- Você e a sua filha ainda se tornarão grandes amigas, falou Lauro.
- Às vezes penso que estou sonhando porque quando fecho os meus olhos tenho medo de abri-los, seria horrível se eu acordasse naquela cela escura e fria, falou Micheli.
Lauro a abraçou e falou:
- Eu também sonho todas as vezes que durmo que ao retornar do serviço tem uma linda morena no portão da minha casa me esperando, no momento que chego perto dela a abraço e beijo  sua boca.
- Este sonho nós dois podemos torná-lo real, falou Micheli.
Os dois se beijaram, terminado o beijo Lauro falou:
- Já sofri bastante nesta vida, mas, agora a felicidade bateu na minha porta.
Sorrindo Micheli falou:
 - É através do amor e perdão que teremos justiça neste mundo. A solidariedade deve ser a nossa companheira e devemos ensinar as crianças e adolescentes os ensinamentos de Jesus Cristo: “O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles.” ( Lc 6,31)
Emocionado Lauro entregou a Micheli um envelope falando que a Nilma tinha escrito um pequeno texto em louvor a Deus e que ajudaria as pessoas a enfrentar os sofrimentos desta vida. Comovida abriu o envelope, retirou dele um pedaço de papel que estava escrito a seguinte mensagem: “Muitos estudiosos dizem que Deus é um Ser Superior que criou o céu e a Terra e deu vida ao homem. Para mim Deus significa Amor, porque Ele fez o mundo perfeito. Mas os seres humanos com a sua ambição estão destruindo a natureza e a sua própria espécie. Deus amou tanto os homens que enviou o Seu Filho ao mundo. Jesus Cristo protegeu os fracos e pequeninos, com palavras sábias denunciou a exploração e o abuso do poder praticado pelos poderosos. Então esses além de o torturarem lhe condenaram para morrer crucificado. Como Deus é Amor e Vida ressuscitou o seu Filho no terceiro dia porque o mal e a morte nunca os derrotarão. Já faz mais de dois mil anos que isto aconteceu, apesar do desenvolvimento tecnológico ainda temos neste mundo muita fome e miséria. Muitos falam em destruição e violência, devido às falsas ilusões uma parte da população não se interessa em conhecer os ensinamentos de Jesus Cristo: “Amaivos uns aos outros como eu vos amei.” Apenas o amor nos dará força para construirmos um mundo melhor. Devemos amar a natureza e a preservarmos para as futuras gerações. Precisamos amar os seres humanos porque com o dialogo e a solidariedade ajudaremos as pessoas que nos rodeiam, principalmente as mais carentes. E se amarmos a Deus e a Jesus Cristo precisamos conhecer  e seguir os seus ensinamentos, assim teremos paz de espírito e seremos felizes nesta vida.”   

Nenhum comentário:

Postar um comentário