domingo, 11 de dezembro de 2016

Capitulo 6 - Os Conselhos de Catarina

No sábado as 13 horas e 30 minutos Catarina foi a casa de dona Aparecida conversar com ela para obter mais informações daquela prostituta que residia naquele bairro. Esta senhora falou que aquela mulher se chamava Cássia Sousa. Os pais dela eram pobres, tiveram nove filhos e moravam em um sítio na cidade de Farias. Quando tinha quinze anos Cássia ficou grávida do namorado e o pai dela a expulsou de casa. Junto com o namorado ela se mudou para a cidade Aurora Dourada, quando o seu primeiro filho tinha dois meses engravidou novamente. Assim que nasceu o segundo filho este homem reclamava que não tinha dinheiro e detestava ouvir o choro das crianças. Passados quatro meses esse cara foi despedido do serviço e fugiu com outra mulher. Cássia é analfabeta e para ganhar dinheiro para sustentar os seus dois filhos começou a trabalhar como prostituta. Já esta fazendo três anos que a Cássia leva este tipo de vida. 
Catarina pediu para a dona Aparecida o endereço da casa de Cássia e pediu para esta senhora fazer o favor de avisá-la que iria visitá-la no próximo dia às quinze horas. No domingo Catarina fez um bolo de chocolate e o levou de presente para Cássia. Assim que chegou à casa dela esta mulher ficou sem graça quando a viu, depois que se cumprimentaram ela falou:
 - A senhora esta sendo generosa comigo, nunca ninguém me tratou com tanta educação.
- Apenas estou seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo que dizia as pessoas: “Amaivos uns aos outros como eu vos amei,” falou Catarina.
Chateada Cássia falou:
- As suas palavras são meigas, mas a senhora veio até a minha casa para me falar que trabalhar como prostituta são contra os ensinamentos de Deus.
Sem graça Catarina falou:
- Eu nunca fui uma pessoa mentirosa e confirmo que você esta falando a verdade. Cássia por acaso você se sente feliz trabalhando nesta profissão?
- Como sou uma pessoa analfabeta preciso ganhar dinheiro para sustentar os meus dois filhos, respondeu Cássia.
- Você ainda não respondeu a minha pergunta, falou Catarina.
- Se eu arrumasse um emprego e ganhasse pelo menos dois salários mínimos pode ter certeza que deixaria de trabalhar como prostituta, falou Cássia.
- Agora vou ler para você um trecho do evangelho escrito por Lucas que fica no capitulo 15 e versículos do 3 ao 7: “Então Jesus contou-lhes esta parábola: “Se um de vocês tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir atrás da ovelha que se perdeu, até encontrá-la? E quando a encontra, com muita alegria a coloca nos ombros. Chegando em casa, reúne amigos e vizinhos, para dizer: “Alegrem-se comigo! Eu encontrei a minha ovelha que estava perdida.” E eu lhes declaro: assim, haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove que não precisa de conversão.”
As duas conversaram por mais alguns minutos, então Catarina se despediu dela e voltou para a sua casa. Ainda neste dia a noite esta mulher e o seu marido Pedro foram a residência do senhor Miguel e de Ivone. Enquanto conversaram Catarina contou que conheceu a prostituta Cássia e falou que esta mulher deixaria aquela profissão se conseguisse arrumar um bom emprego.
Na segunda-feira Catarina chegou quinze minutos antes de começar as aulas. Então apareceu uma mulher chorando e falou que se chamava Lúcia. Ela contou que o seu marido se chamava João Carvalho, infelizmente era um homem viciado em bebidas alcoólicas, ele estava desempregado e quando estava embriagado falava mal e tentava bater na sua esposa e filhos. Catarina disse que ela deveria ter fé e rezar a Deus pedindo ajuda para superar este sofrimento. Quando esse homem estivesse sóbreo deveriam convencê-lo a deixar esse vício e começar a frequentar o grupo de alcoólicos anônimos. Sorrindo disse que deveriam ler para ele o evangelho escrito por Mateus o capitulo 3, os versículos do 1 ao 12: “Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia: “Convertam-se, porque o Reino do Céu está próximo.” João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas!” João usava roupa feita de pêlos de camelo, e cinto de couro na cintura; comia gafanhotos e mel silvestre. 
Os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia, e de todos os lugares em volta do rio Jordão, iam ao encontro de João. Confessavam os próprios pecados, e João os batizava no rio Jordão.
Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: “Raça de cobras venenosas, quem lhes ensinou a fugir da ira que vai chegar? Façam coisas que provem que vocês se converteram. Não pensem que basta dizer: “Abraão é nosso pai.” Porque eu lhes digo: até destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão. O machado já esta posto na raiz das árvores. E toda árvore que não der bom fruto, será cortada e jogada no fogo. Eu batizo vocês com água para a conversão. Mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. E eu não sou digno nem de tirar-lhes as sandálias. Ele é quem batizará vocês com o Espirito Santo e com fogo. Ele terá na mão uma pá: vai limpar sua eira, e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele vai queimar no fogo que não se apaga.” 
Algumas lágrimas saíram dos olhos da Lúcia, comovida ela falou que a partir do dia seguinte começaria ler este texto da bíblia para o seu marido. Depois que elas conversaram mais uns dois minutos esta mulher foi embora porque estava no horário da Catarina começar a dar aula.
Na quarta-feira no horário do intervalo da aula uma das alunas da Catarina veio conversar com ela. Esta mulher se chamava Maria, tinha 55 anos, teve quatro filhos e já era avó. Amargurada contou que um dos seus netos um menino de onze anos que se chamava Fernando detestava estudar, apesar do incentivo da sua família ele faltava muito na escola. Catarina sorrindo disse que para esta criança se interessar pelos estudos os seus familiares devem ler para ele o evangelho escrito por João o capitulo 8 e os versículos de 12 a 20: “Jesus continuou dizendo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas possuirá a luz da vida.” Então os fariseus disseram: “O seu testemunho não vale, porque estás dando testemunho de ti mesmo.” Jesus respondeu: “Embora eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque eu sei de onde venho e para onde vou. Vocês julgam como homens, mas eu não julgo ninguém. Mesmo que eu julgue, o meu julgamento é valido, porque não estou sozinho, mas o pai que me enviou esta comigo. Na lei de vocês esta escrito que o testemunho de duas pessoas é valido. Eu dou testemunho de mim mesmo, e o Pai que me enviou dá testemunho de mim.” Então lhe perguntaram: “Onde esta o teu Pai?” Jesus respondeu: “Vocês não conhecem nem a mim nem o meu Pai. Se vocês me conhecessem, também conheceriam o meu Pai.”    
Jesus falou essas coisas enquanto estava ensinando no Templo, perto da sala do Tesouro. E ninguém o prendeu, porque a hora dele ainda não havia chegado.”
A dona Maria disse que no outro dia pediria para o seu filho e nora lerem este texto da bíblia ao Fernando. Pois esse menino desde que começou a ajudar na horta comunitária dizia direto que preferia ficar naquele lugar o dia inteiro em vez de ir na escola estudar. Na quinta-feira as 8horas e 30 minutos Catarina telefonou para o Walter e pediu para ele dar atenção especial ao Fernando e o incentivar em ir a escola estudar. Porque através dos estudos ele conseguirá arrumar um bom emprego quando se tornar adulto.
Ainda neste dia uma moça às onze horas telefonou para a Catarina falando que estava com sérios problemas e precisava conversar com ela. Sorrindo esta mulher disse a moça que poderia vir a sua casa às treze horas para poderem conversar pessoalmente. No horário marcado ela apertou a campainha, depois que se cumprimentaram Catarina a convidou para entrar na sala. Entre lagrimas a moça falou:
- Meu nome é Monica, eu odeio a minha mãe porque ela mentiu para o meu pai quando se casou, pois estava grávida de outro homem.
- A sua mãe errou, mas você deve perdoá-la porque infelizmente todas as pessoas eram nesta vida, falou Catarina.
- Faz seis meses que estou namorando Cristiano, na semana passada a  minha família e a do meu namorado fomos jantar em um restaurante. A minha mãe ficou desesperada e falou que eu não posso continuar namorando o Cristiano porque o pai deste rapaz é o meu pai biológico, falou Monica chorando.
Catarina a abraçou e falou:
- Sinto muito toda esta verdade lhe trouxe dor e sofrimento.
- As pessoas falam em liberdade sexual, mas o inicio prematuro a vida sexual, aliado a desinformação provoca gravidez indesejada, abre caminho para a contaminação por doenças sexuais transmissíveis, como a Aids e o câncer de colo do útero, falou Monica.   
- As relações sexuais devem acontecer apenas entre duas pessoas que se amam e estejam comprometidas em um relacionamento firme repleto de amor e carinho. Desde a infância todas as pessoas devem ter orientação a vida religiosa. Pois esta escrito este texto na primeira carta de Paulo aos Coríntios no capitulo 3 e nos versículos 16 e 17: “Vocês não sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo, e esse templo são vocês,” falou Catarina.   
- A minha mãe destruiu a minha vida, falou Monica.
Acalme-se Monica, para Deus lhe dar força para suportar este sofrimento você deve pegar a bíblia e rezar o Salmo 126:
Cânticos das subidas
Quando Javé mudou a sorte de Sião,
parecíamos sonhar:
a nossa boca se encheu de riso,
e a nossa língua de canções.
Até entre as nações se comentava:
“Javé foi grande com eles!”
Sim, Javé foi grande conosco,
e por isso estamos alegres.
Que Javé mude a nossa sorte,
como as torrentes do Negueb.
Os que semeiam com lágrimas,
ceifam em meio a canções.
Vão andando e chorando
ao levar a semente.
Ao regressar, voltem cantando,
trazendo seus feixes.
- Este salmo é muito bonito, todas as vezes que eu o rezar vou me sentir consolada, falou Monica.
As duas conversaram por mais alguns minutos, depois  Monica se despediu falando que precisava ir embora senão chegaria atrasada no serviço. Esta moça tinha 19 anos e trabalhava no caixa de um supermercado. Passados uns dez minutos apertaram a campainha da casa da Catarina. Ela caminhou até o portão, uma mulata bonita que parecia ter uns 36 anos apavorada falou:
- Meu nome é Julia, eu sou a mãe de Monica.
- Por favor, entre na minha casa, falou Catarina.
Depois que as duas entraram na sala e se sentaram no sofá Julia chorando falou:
- Depois que contei a verdade para Monica a minha filha me odeia.
- Para que eu possa lhe ajudar me conte como aconteceu aquela sua gravidez, falou Catarina.
- O meu pai sempre foi um homem duro, nunca deixava eu e as minhas irmãs sairmos de casa. Quando fiz 16 anos fui passar o carnaval na casa da minha prima Cleuza, os pais dela eram liberais e deixaram nós duas irmos sozinhas nos bailes. As amigas de Cleuza falaram para mim que deveria aproveitar a vida, todas as noites bebi bastante bebida alcoólica e naquele carnaval transei com quatro homens. Um deles era o Francisco o pai do Cristiano, quando percebi que estava grávida comecei a namorar Sérgio. Nos nossos primeiros encontros tivemos relações sexuais, então falei ao meu namorado que estava grávida e ele se casou comigo, falou Julia entre lágrimas.
- Se você transou com quatro homens naquele carnaval então há 75% de chance do Francisco não ser o pai de Monica, falou Catarina.
- Como sou uma pessoa pobre não tenho dinheiro para pagar o exame do DNA que a minha filha Monica deve fazer para ver se é filha do Francisco, falou Julia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário